1 INTRODUÇÃO

A globalização exige das micro e pequenas empresas, cada vez mais, a adoção de ferramentas de planejamento e gestão capazes de torná-las mais competitivas, garantindo, assim, a permanência no mercado.
O uso do plano de negócios na criação, desenvolvimento e gestão das micro e pequenas empresas, permitirá, ao micro e pequeno empresário, maior conhecimento do mercado, dos clientes, dos concorrentes, identificar os riscos e as oportunidades, seus pontos fortes e fracos, analisar o desempenho financeiro do negócio, avaliar investimentos e o retorno sobre o capital investido.
 Pesquisa realizada pelo SEBRAE (2004) aponta que a taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas, no Brasil, para empresas com até três anos de constituição, foi de 56,4% e que a mortalidade precoce das empresas traz desemprego, perda do investimento do micro e pequeno empresário, a frustração pessoal e prejuízo à economia como um todo.
A pesquisa aponta também que a falta de um planejamento prévio do negócio, por deficiência e falta de conhecimento das ferramentas de planejamento e gestão do negócio são as principais causas do fechamento das micro e pequenas empresas no Brasil.
 Essa deficiência de conhecimento é decorrência da forma como a atividade empreendedora é vista e exercida no Brasil. A grande maioria das micro e pequenas empresas são criadas apenas como forma de suprir uma lacuna deixada pela falta de emprego e não como a transformação de uma idéia em oportunidade de negócio. Outro fator importante é a política de formação e capacitação adotada pelas instituições de ensino, voltadas para o suprimento de mão-de-obra para médias e grandes empresas, ao invés de despertar e desenvolver a capacidade empreendedora.
O consultor de empresas Cláudio Raza (05/02/2009) sugere que para evitar a mortalidade  precoce  das  micro  e  pequenas  empresas,  deveria se fazer, além da capacitação do micro e pequeno empresário, a promulgação de uma lei contendo a obrigatoriedade da apresentação de um plano de negócios, aprovado pelo SEBRAE, ou Associação Comercial, ou Federação das Indústrias, ou Simpi (Sindicato das micro e pequenas empresas), ou outra entidade séria da categoria, para a obtenção do CNPJ, quando da abertura de micros e pequenas empresas.
Diante do exposto, os proprietários gestores das micro e pequenas empresas do município de Teresina utilizam o Plano de Negócio na criação, no desenvolvimento e na gestão diária da empresa?
A pesquisa se justifica pela importância do plano de negócios como ferramenta de planejamento e gestão essencial para a sobrevivência das micro e pequenas empresas.
Assim, teve-se como objetivo geral identificar o grau de utilização do plano de negócios na criação, desenvolvimento e gestão das micro e pequenas empresas do município de Teresina. Como objetivos específicos, identificar o nível de formação e o nível de conhecimento dos proprietários/gestores em relação ao plano de negócios e a relação entre eles; estabelecer a relação entre o nível de formação e o nível de conhecimento em relação ao plano de negócios com o grau de utilização da ferramenta; e identificar os benefícios obtidos com o uso do plano de negócios.
A identificação do grau de utilização do plano de negócios nas micro e pequenas empresas permitirá a adoção de políticas de formação e capacitação direcionadas para o aumento do conhecimento dessa ferramenta de planejamento e gestão pelos micros e pequenos empresários, permitindo-lhes planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa, ficando, portanto, preparado para gerir o seu negócio, reduzindo, dessa forma, o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas, resultando em ganhos para toda a sociedade.
O trabalho compõe-se de cinco capítulos. O primeiro é a introdução, que apresenta e define o trabalho, a justificativa, os objetivos e a problemática.
O segundo capítulo apresenta uma revisão de literatura sobre a definição, as características, o histórico e a importância das micro e pequenas empresas no Brasil. Apresenta, ainda, definições e objetivos do planejamento e, histórico, definições, importância, tamanho, estrutura e conteúdo do plano de negócios.
O terceiro capítulo apresenta a metodologia aplicada, bem como o tipo de pesquisa, a população e a amostra estudada.
No quarto capítulo são apresentados e analisados os dados obtidos na pesquisa que irão indicar as alternativas de soluções propostas, através da análise dos resultados da pesquisa.
O quinto capítulo apresenta as conclusões do trabalho e, também, sugestões de trabalhos futuros.