3 METODOLOGIA

3.1 Tipos de pesquisa

            Vergara (2003) classifica os tipos de pesquisa quanto aos fins e quanto aos meios. Portanto, a pesquisa foi, quanto aos fins, exploratória, uma vez que realizou  a coleta de dados nas empresas selecionadas e, quanto aos meios, foi bibliográfica e de campo. Bibliográfica em função das investigações em livros, revistas, artigos, internet e monografias e, de campo, uma vez que foram aplicados questionários nas empresas selecionadas.

3.2 População e amostra

            A população alvo da pesquisa, definida por Hair Jr. (2005, p. 239) como “o grupo completo de objetos ou elementos relevantes para o projeto de pesquisa” e que compartilham algum conjunto comum de características, foram 111 micro empresas do setor de serviços de beleza do município de Teresina, Estado do Piauí, cadastradas na Tele Lista, em junho de 2010.
A amostra, “subconjunto relativamente pequeno da população”,  Hair Jr (2005 p. 237), foram 24 micro empresas, escolhidas pelo método estatístico aleatório simples, onde cada empresa recebeu um número de 1 a 111 e depois escolhidas através de sorteio.
Para o cálculo do tamanho da amostra utilizou-se a fórmula de Berni (2002, p.173), considerando um erro amostral de 18%.   
Quando 4 – Fórmula utilizada para o cálculo da amostra

          N
n = ______
     1 +(N -1) e²

N =Tamanho da população
n =Tamanho da amostra
e = erro amostral

                                                                                                                                                                                    
Fonte: Berni (2002, p.173)


3.3 Coleta e análise dos dados

Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários semi-estruturados e respondidos, diretamente, pelos proprietários das micro empresas do setor de serviços de beleza do município de Teresina, Piauí, em uma população de 111 empresas cadastradas no site da Tele Lista.
Os dados obtidos estão organizados e apresentados de forma gráfica do tipo diagrama de pizza, gráfico de barras horizontal e vertical e gráfico de cilindro horizontal e vertical.