4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Caracterização das empresas
            a) quanto ao porte: procurou-se identificar as empresas quanto ao porte em micro e pequenas empresas. No entanto, as 24 empresas que compõem a amostra, 100% são micro empresas.
b) quanto às respostas: procurou-se identificar os respondentes, se proprietário, gerente ou outros. 100% da amostra foram respondidas pelo proprietário.
c) quanto ao nível de formação dos proprietários: de acordo com o Gráfico 1, 33,34% dos proprietários das empresas do setor de serviços de beleza do município de Teresina possuem nível de formação abaixo do ensino médio, sendo 16,67% com ensino fundamental e 16,67% com ensino médio incompleto. Os outros 66,66% dos proprietários, 58,33% possuem ensino médio, 4,17%, ensino superior incompleto e 4,17%  possuem ensino superior completo.

         Gráfico 1 – Nível de formação dos proprietários
           Fonte: Pesquisa direta

4.2 Nível de conhecimento dos proprietários em relação ao plano de negócios.
            A pesquisa utilizou, para identificar o nível de conhecimento dos proprietários em relação ao plano de negócios, os seguintes parâmetros: nenhum, baixo, médio e alto conhecimento.
 Conforme ilustrado no Gráfico 2, a maioria dos proprietários de micro empresas do município de Teresina, 87,50%,  possuem algum conhecimento em relação ao plano de negócios, sendo 16,67% com baixo conhecimento, 66,67% com conhecimento médio e 4,17% com conhecimento alto e, somente 12,50% dos proprietários não possuem conhecimento em relação ao plano de negócios.

Gráfico 2 - Nível de conhecimento dos proprietários em relação ao plano de negócios
                Fonte: Pesquisa direta

4.3 Nível de utilização do plano de negócios

Para identificar o nível de utilização do plano de negócios nas micro e pequenas empresas do município de Teresina, a pesquisa utilizou os mesmos parâmetros adotados para identificar o nível de conhecimento: nenhum, baixo, médio e alto nível de utilização.
De acordo com o Gráfico 3, a maioria das micro e pequenas empresas do município de Teresina, 75%, utilizam o plano de negócios, sendo, 8,33% com baixo nível de utilização, 62,50% com nível médio de utilização e 4,17% com nível alto de utilização. 25,% não utilizam o plano de negócios.

             Gráfico 3 - Nível de utilização do plano de negócio
                 Fonte: Pesquisa direta

4.4 Quanto ao momento da elaboração do Plano de Negócio

De acordo com o Gráfico 4, nas empresas pesquisadas, 25%  não utilizam o plano de negócios, 25% elaboraram o plano de negócios no momento da criação da empresa, 16,67% elaboraram até 1 ano após a criação da empresa, 8,33% elaboraram entre 1 e 3 anos após a criação da empresa e 25% elaboraram 5 anos após a criação da empresa.
  Gráfico 4 – Momento da elaboração do plano de negócios
                  Fonte: Pesquisa direta

É importante observar que no momento da criação da empresa, ponto recomendável para a elaboração do plano de negócios, apenas 25% das empresas elaboraram.

4.5 Nível de formação X Nível de conhecimento. 

            A pesquisa identificou a relação entre o nível de formação dos proprietários das micro e pequenas empresas e o nível de conhecimento destes em relação ao plano de negócios.
Verificou-se que o nível de formação não influenciou o nível de conhecimento dos proprietários das micro e pequenas empresas do município de Teresina em relação ao plano de negócios.
No Gráfico 5, observa-se que 100% dos proprietários com ensino fundamental têm conhecimento em relação ao plano de negócios, sendo, 25% com baixo conhecimento e 75% com conhecimento médio. O mesmo percentual foi verificado para os proprietários com ensino médio incompleto.

      Gráfico 5 – Nível de formação x Nível de conhecimento
                 Fonte: Pesquisa direta

No entanto, os proprietários com ensino médio, 14,29% declararam não terem conhecimento em relação ao plano de negócios e 85,71% têm conhecimento, sendo 14,29% com baixo conhecimento, 64,29%, com conhecimento médio e apenas 7,14% com alto conhecimento.
Os proprietários com ensino superior incompleto 100% declararam não terem conhecimento em relação ao plano de negócios e com ensino superior completo 100% declararam terem conhecimento médio em relação ao plano de negócios.
É importante observar que a baixa participação no total das empresas, tanto de proprietários com ensino superior incompleto, quanto o de proprietários com ensino superior completo, com apenas 4,17% cada, pode ter contribuído para esse resultado. Todavia evidencia que o nível de formação não é determinante para o nível de conhecimento em relação ao plano de negócios.

4.6 Nível de formação x Nível de utilização do plano de negócios

            A pesquisa estabeleceu a relação entre o nível de formação dos proprietários e o nível de utilização do plano de negócios nas micro e pequenas empresas do município de Teresina. Feita a relação, avaliou-se a contribuição do nível de formação dos proprietários das micro e pequenas empresas para a utilização do plano de negócios.
            Através dos resultados apresentados no Gráfico 6, observa-se que o nível de formação dos proprietários, nas empresas pesquisadas, não contribuiu para o aumento do nível de utilização do plano de negócios. Nas empresas que os proprietários têm apenas o ensino fundamental, 25% não utilizam o plano de negócios, enquanto nas empresas com ensino médio, o total que não utilizam é maior, 28,57%.
            Observa-se, porém, que nas empresas onde os proprietários têm ensino médio completo, comparando com empresas com ensino fundamental, houve uma elevação no nível de utilização, com 64,29% para nível médio de utilização e 7,14% para nível alto de utilização, enquanto nas empresas onde o nível de formação é ensino fundamental, 25% é nível baixo de utilização e 50% é nível médio de utilização.
Nas empresas com ensino médio incompleto, 100% utilizam, sendo  25% com nível baixo de utilização e 75% com nível médio de utilização.
Mantendo a mesma tendência verificada entre o nível de formação e o nível de conhecimento, nas empresas que os proprietários possuem ensino superior incompleto, 100% não utilizam e naquelas com ensino superior completo, 100% com nível médio de utilização.
Neste caso também é importante observar que a baixa participação no total das empresas, tanto de proprietários com ensino superior incompleto, quanto o de proprietários com ensino superior completo, com apenas 4,17% cada, pode ter contribuído para esse resultado. Todavia evidencia que o nível de formação não é determinante para o nível de utilização do plano de negócios.

          Gráfico  6 – Nível de formação x Nível de utilização
            Fonte: Pesquisa direta


4.7 Nível de conhecimento x Nível de utilização do plano de negócios

A pesquisa analisou a relação entre o nível de conhecimento dos proprietários em relação ao plano de negócios e o nível de utilização deste.
De acordo com o Gráfico 7, nas empresas com nenhum conhecimento sobre o plano de negócios, 100% não o utilizam. Naquelas com baixo conhecimento, 75% não utilizam e 25% têm baixo nível de utilização. Nas empresas com conhecimento médio, 12,50% têm baixo nível de utilização e 87,50% nível médio de utilização. Nas empresas com alto nível de conhecimento em relação ao plano de negócios, 100% têm nível alto de utilização da ferramenta.
 Os resultados apresentados mostram que o nível de conhecimento influencia positivamente o nível de utilização do plano de negócios. Quanto maior o nível de conhecimento em relação à ferramenta, maior o nível de utilização.

               Gráfico 7 – Nível de conhecimento x Nível de utilização
                 Fonte: Pesquisa direta   

4.8 Objetivos dos proprietários com o uso do plano de negócios

            Foram relacionados dez objetivos que poderiam influenciar a utilização do plano de negócios pelos proprietários das micro e pequenas empresas do município de Teresina. A questão permitia a escolha de múltiplos objetivos, além de permitir colocar outros objetivos que não estavam relacionados.
            Conforme ilustrado no Gráfico 8, os objetivos que mais influenciaram os proprietários das micro e pequenas empresas do município de Teresina a utilizarem o plano de negócios foram: monitorar o dia-a-dia da empresa e gerenciar de forma eficaz a empresa, ambos com 61,11%; entender e estabelecer diretrizes para o negócio, com 44,44%; controlar o investimento da montagem e os custos da operação por meio do fluxo de caixa e identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para o negócio, os dois com 38,89%; e reunir ordenadamente todas as informações e idéias sobre o novo negócio, com 33,33%.
            Observa-se que conseguir recursos para a montagem do negócio, com 16,67%, não é o principal objetivo para a utilização do plano de negócios, superando apenas forçar a análise, a formalização e a justificativa de todos os aspectos críticos e testar a oportunidade de negócio, ambos com 11,11%; e orientar a montagem e a operação do novo negócio, com 5,56%.

           Gráfico 8 – Objetivos para a elaboração do plano de negócios   
                 Fonte: Pesquisa direta

4.9 Ganhos obtidos com a utilização do plano de negócios

Foram relacionados oito benefícios que as micro e pequenas empresas poderiam obter como o uso do plano de negócios. A questão permitia a escolha de mais de um benefício, além de permitir colocar outros benefícios que não estavam relacionados.
Conforme o Gráfico 9, o uso do plano de negócios nas micro e pequenas empresas proporcionou ganhos, destacando-se: maior aproveitamento das oportunidades de negócio, melhoria na gestão da empresa, redução dos custos da empresa, aumento da lucratividade e melhoria no controle financeiro da empresa, todos com 50%;  maior conhecimento do mercado com, 38,89%; e identificação dos clientes potenciais da empresa, com 27,78%.

         Gráfico 9 – Ganhos obtidos com a utilização do plano de negócios
                  Fonte: Pesquisa direta