RESUMO



           A pesquisa analisa o grau de utilização do plano de negócios nas micro e pequenas empresas do setor de serviços de beleza do município de Teresina-PI. Faz, inicialmente, uma análise teórica das definições, características, histórico e importância das micro e pequenas empresas no Brasil e, também, define o planejamento e seus objetivos, e, faz, ainda, uma análise do histórico, definições, importância, tamanho, estrutura e conteúdo do plano de negócios. Tem como objeto de estudo 24 empresas cadastradas no site da Tele Lista. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário semi-estruturado, respondido pelos proprietários/gestores das micro e pequenas empresas. Verificou-se na pesquisa de campo que os proprietários/gestores destas empresas utilizam o plano de negócios e que o nível de conhecimento em relação à ferramenta influencia, positivamente, o nível de utilização.  Apesar da importância do plano de negócios para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, especialmente no estágio inicial, é pequeno o número de empresas que elaboram o plano de negócios no momento da sua criação. Maior aproveitamento das oportunidades de negócio, melhoria na gestão, redução dos custos, aumento da lucratividade e melhoria no controle financeiro foram os principais ganhos obtidos com a utilização do plano de negócios pelas micro e pequenas empresas.
           

Palavras-Chave: Planejamento. Gestão. micro e pequena empresa. Plano de negócios.



ABSTRACT

The research examines the degree of utilization of the business plan by micro and small companies of the beauty services of Teresina city, State of Piauí, Brazil. Initially, it makes a theoretical analysis of the definitions, characteristics, history and importance of micro and small enterprises in Brazil and also defines the planning and goals, and makes yet an analysis of the history, definitions, importance, size, structure and content of the business plan. The research has as object of study twenty-four companies registered on the site of Telelistas. The data were collected using a semi-structured questionnaire, answered by owners / managers of micro and small enterprises. In the field research it was verified that owners / managers of these companies use the business plan    and that the level of knowledge about the tool positively influences the level of its use. Despite the importance of business plan for the survival of micro and small enterprises, especially in the early stage, is small the number of companies that elaborate the business plan at the time of its creation. Greater exploitation of business opportunities, management uplift, cost reduction, increase of profitability and improve of financial control were the major gains achieved with the use of the business plan by micro and small enterprises.

Keywords: Planning. Management, micro and small enterprises. Business Plan

1 comentário:

  1. Caro, Adão fomos colegas de colégio, estudei de 1981 a 1983
    em Teresina no colégio agrícola.

    Um abraço,
    Edilmar Leão (Soldado)
    Guarulhos-SP

    ResponderEliminar